hrthr
1617 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERPPOLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
FAMÍLIA E SOCIEDADE & SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
NOME DA ACADÊMICA: FRANCIELI FONTOURA RUTH
RA: 8945939410
TUTORA EaD: DÉBORA GERALDI
CASTRO - PARANÁ
2014
SUMÁRIO http://anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/Arquivos/13_sumario.htm ETAPA 1
FAMÍLIAS: CONFIGURAÇÕES E REALIDADE SOCIAL
A família é o lugar onde se aprende a falar e dar sentido às experiências vividas, seja como for, ela é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo.
O campo de reflexão sobre os laços familiares exige esforço, pois a realidade esta em constante transformação e compõe uma rede complexa de significados.
Recentemente a família conheceu inúmeras e marcantes transformações. Na sociedade contemporânea brasileira, muitos são os aspectos reveladores dessas transições que imprimem “novas” configurações e redesenham os contornos e as fronteiras familiares.
O aumento da expectativa de vida de indivíduos repercute diretamente na vida familiar. Assim, propicia maior convívio entre as gerações e os mais velhos ganham assim relevância ao integrarem o sistema de apoio e trocas informais na rede familiar.
A progressiva inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle da reprodução, e redução do número de filhos, e as novas tecnologias reprodutivas e os exames de DNA são aspectos fundamentais na construção de vínculos familiares atuais. O crescimento do número de mulheres chefes de famílias, o aumento dos divórcios/separações e dos recasamentos são também indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar.
Esses processos que ocorrem nos laços familiares não se dão de modo linear, transformação e continuidade se aliam quando se trata da família. Este percurso não só sinaliza mudança no ponto de vista sociocultural, aponta também a diversificação de modos de