HPV Doenças sexualmente transmissiveis
VÍRUS.
*O QUE É;
*CAUSAS;
* S I N TO M A S ;
*PREVENÇÃO.
O que é?
O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papiloma vírus humano (HPV).
Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.
Câncer do colo de útero:
As células que compõem o colo uterino podem
sofrer agressões responsáveis por desencadear diversas alterações que a longo prazo podem produzir o câncer do colo do útero. O principal fator agressor relacionado a esse tipo de câncer é a infecção local pelo vírus HPV (Papiloma vírus
Humano).
É o segundo câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de mama, sendo responsável por cerca de 500 mil casos novos e pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano.
Exemplos de colo de útero:
Quais as causas do HPV?
A principal forma de transmissão do vírus HPV e feita pelo ato sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.
Quais os sintomas do HPV?
A
infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis.
No homem, é mais comum na cabeça do pênis
(glande) e na região do ânus.
Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV