Hplc
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Cromatografia Líquida de Alta Eficiência - HPLC
Fortaleza
Novembro -
Introdução
A cromatografia pode ser conceituada como um método físico-químico de separação, no qual os constituintes da amostra a serem separados são particionados entre duas fases, uma estacionária, geralmente de grande área, e a outra um fluido insolúvel, na fase estacionária, que percola através da primeira.
A cromatografia tem cerca de 95 anos e ela tem se mostrado uma técnica incrivelmente importante para a análise de materiais com as variadas estruturas e propriedades físicas Três cientistas ganharam o prêmio Nobel devido a seus trabalhos em cromatografia (A.J.P. Martin e R.L.M Synge da Inglaterra em 1952 e A. Tiselius da Suécia em 1948).
A cromatografia a gás demonstrou uma potencialidade enorme devido á sua eficiência, facilidade, baixo custo e possibilidade de analisar misturas voláteis de alta complexidade, por exemplo, óleos essenciais, frações de petróleo, gases industriais. A cromatografia a líquido não necessita da volatilidade, mas ela necessita da solubilidade das amostras na fase móvel e uma possível interação com a fase estacionária. Na cromatografia a gás a separação ocorre devido a interações entre as espécies analisadas e a fase estacionária, porém a fase móvel tem pouca influência na separação, na líquida as espécies que estão sendo analisadas sofrem influência enorme da fase estacionária, e ao mesmo tempo as propriedades destas são continuamente influenciadas pela fase móvel, fato que não ocorre na cromatografia a gás.
Esta técnica permite a análise das seguintes classes principais de compostos: proteínas, ácidos nucléicos, aminoácidos, corantes, polissacarídeos, explosivos, surfatantes, farmacêuticos, entre outros.
A execução experimental da HPLC
A