Hp12
O uso da tecnologia é fundamental para o aprendizado da matemática financeira e em especial a calculadora HP12 é um dos instrumentos programáveis de calculo mais comum. A diferença entre uma HP-12C e as calculadoras convencionais está na forma de entrada dos dados. As calculadoras convencionais executam cálculos de uma forma direta, ou seja, obedecendo à seqüência natural da Matemática.
Para compreender como a calculadora HP12 funciona será apresentado suas principais funções.
No primeiro momento logo será possível perceber que na HP12 não existe a tecla = (igual), isso porque a calculadora opera com o sistema de entrada de dados RPN (Notação Polonesa Reversa), onde é introduzido primeiro os dados, separados pela tecla ENTER (aquela grande no meio do teclado), e depois as operações. Tal sistema torna os cálculos extensos muito mais rápidos e simples.
Como exemplo segue como fazer a operação 2 + 3 na HP-12C:
Primeiro ligue a máquina, pressione a tecla ON (Aquela do canto inferior esquerdo)
Caso o visor apresente um número diferente de zero, limpe-o usando a tecla CLX. (Clear x = limpa o visor)
Depois pressione a tecla f (aquela douradinha ou amarelinha depois que desbotou) e a seguir a tecla 2 para o visor apresentar 2 casas decimais
Agora aperte 2, pressione ENTER e em seguida 3. Por último, a tecla +. Resultado 5. Deu o mesmo que antes.
OBS: A HP12 não é mais difícil que as calculadoras convencionais, mas sim diferente. Por ser diferente não estamos acostumados com esse processo.
Abaixo serão mostradas as principais funções da HP12.
Teclado: Muitas teclas da HP12 executam mais de uma função. Essas funções secundárias são acionadas de acordo com sua cor. A tecla PV apresenta as funções secundárias.
Em branco (face superior da tecla)
Em azul (abaixo da tecla)
Em dourado (acima da tecla)
Para utilizar as funções alternativas dourada ou azul de determinada tecla, basta pressionar antes as teclas de prefixo