How to create a CAPA
DISCIPLINA BIOLOGIA
GABARITO PROFESSOR DATA MALAVAZZI
A DESCOBERTA DAS CÉLULAS: os tipos de células
19
04
2004
Nome Nº ano TURMA Grau
1ª
A, B, C, D
E.M. 1o bimestre
Capítulo 7
Interpretando o texto
Hooke, Leeuwenhoek e o microscópio óptico: três personagens do século XVII
Questão 1 – (pg.90) –
As observações de Hooke mostraram que a cortiça era composta quase exclusivamente de ar aprisionado no interior de alvéolos, que ele chamou de células. Isso explica por que a cortiça flutua, pois é pouco densa, porém apresenta certa resistência.
Questão 2 – (pg.90) –
As “células” observadas por Hooke eram, na verdade, restos de células, representados apenas pelas suas paredes. Chamamos hoje de “células” as estruturas vivas, compostas de parede (no caso dos vegetais), membrana, citoplasma e núcleo.
Questão 3 – (pg.90) – Enquanto os microscópios simples tinham apenas uma lente, os compostos eram constituídos por mais de uma.
Questão 4 – (pg.90) –
O uso de um microscópio simples por Leeuwnhoek, constituído por uma lente única, minimizava o problema da “aberração” cromática – problema de refração das lentes, não ocorrendo focalização de luz de cores diferentes –, que prejudicava as observações.
Questão 5 – (pg.90) –
A teoria celular, enunciada por Schleiden e Schwann, afirmava que “todos os seres vivos são constituídos por uma ou mais células”. Mais tarde, Virchow completou essa noção, afirmando que “toda célula provém de outra célula, preexistente”.
Interpretando a