Hotelaria
Marcelo Assad Boeger – Universidade Anhembi Morumbi- 2006
O trabalho acadêmico a ser resenhado aborda o modelo de gestão utilizado por hospitais particulares do município de São Paulo em relação ao departamento de hotelaria hospitalar. Seus principais objetivos são identificar nos hospitais a hotelaria hospitalar, compreender as principais tendências gestão da hotelaria hospitalar e os efeitos de um atendimento mais humanizado.
O documento se divide em três capítulos o primeiro abordando sobre o contexto do segmento de saúde no Brasil, o segundo aborda um modelo de gestão adequado a um novo cenário da saúde e o terceiro mostra a influencia das pessoas (clientes, médicos, funcionários e servidores) na organização.
No capítulo dois tópico seis, analisa-se a hotelaria hospitalar como estratégia, o autor mostra na introdução do assunto, através de uma citação de M. Porter (1999) o quanto a concorrência de mercado vem se expandindo, cada vez mais os serviços vão se aprimorando e quem não segue esta evolução acaba ficando para trás, neste contexto é que surge a hotelaria hospitalar como uma estratégia de mercado. O autor também defende que na maior parte das instituições em que a Hotelaria Hospitalar está implantada não é de fácil verificação a divisão entre eficácia no modo de administração (que é a capacidade de obter um melhor desempenho do que os concorrentes) e estratégia (que consiste em desempenhar atividades diferentes das existentes no mercado), quando uma empresa consegue distinguir entre estes dois segmentos, ela é capaz de superar seus concorrentes em desempenho e oferecer um bom serviço a seus clientes.
Durante bastante tempo o foco dos empresários foi apenas na eficácia operacional, acontece que com o passar dos anos o mercado tornou-se estagnado e homogêneo para isso tornou-se necessária à implantação de estratégias para