Hotelaria e sustentabilidade
Resumo
Este trabalho visa estudar o que é sustentabilidade ambiental e sua aplicação no setor hoteleiro como diferencial no atrativo aos hóspedes, trazendo estrategicamente a responsabilidade dentro das empresas, refletindo a preocupação ambiental de maneira competitiva e diferenciada.
Introdução
Tudo começou com a Revolução Industrial que fez transformações na sociedade, com grandes reflexos no meio ambiente. O aumento da população, associado a uma grande capacidade de intervenção do homem no ambiente, levou à deterioração dos recursos naturais, trazendo riscos para todos os seres vivos, inclusive para a própria vida humana. (SANTOS; ANDREOLI; SILVA; 2006 p.2)
Neste contexto surge a ideia de sustentabilidade. As discussões surgem nos anos 80 e abordavam a capacidade do planeta de sustentar o desenvolvimento levando em consideração a manutenção dos ecossistemas, da biodiversidade e as necessidades das atuais e futuras gerações (BARBIERI, 2005).
Tendo em vista essas considerações, o objetivo geral da pesquisa é compreender os conceitos de sustentabilidade e como este tema surgiu no contexto urbano além de entender como a sustentabilidade é utilizada nas empresas hoteleiras. E tem como objetivos específicos: Conhecer como a sustentabilidade ambiental é aplicada nos hotéis e analisar quais são os diferenciais competitivos.
Conceituando sustentabilidade ambiental
Em seu livro “Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI” José Eli da Veiga (2005), procura atualizar a discussão em torno do tema relacionado à sustentabilidade. Ele afirma que há muita especulação a respeito de seu conceito, porém, poucos se preocupam com a aplicabilidade do que está se conceituando, “contorcionismos já tão banalizados [...] nada assegura que possam ser de fato possíveis e realizáveis” (VEIGA, 2005, p.13-14).
A sustentabilidade é um conceito, que antes de tudo, privilegia a ética, visto que, abre-se mão do