Hospitalidade
FUNDAMENTOS DO POLICIAMENTO MODERNO
Como costuma agir a polícia em nossa sociedade, de maneira reativa ou proativa? De que forma podemos pensar os mecanismos de segurança pública voltados para a resolução dos problemas que lhe competem de maneira EFETIVA? Como se dividem os períodos do policiamento moderno, estes são questionamentos extremamente pertinentes e que a frente serão trabalhados.
Eras do Policiamento Moderno
É inegável a influência das experiências de segurança pública dos países desenvolvidos sobre os países latino-americanos. Seguindo esta premissa vamos utilizar uma classificação do policiamento moderno feita pelo estudioso americano, Trojanowicz Moore, que divide o policiamento Nos Estados Unidos das Américas em três:
- Era Política;
- Era da Reforma;
- Era da Resolução de Problemas Com a Sociedade.
A Era Política (1º período: 1830 – 1930), era caracterizada principalmente, por um policiamento que desempenhava diversas funções sociais, muita corrupção policial e sem profissionalização.
A Era da Reforma (2º período: 1930 – 1980), foi marcada pelo surgimento das Academias de Polícias, com o objetivo de formar os profissionais de polícia, tendo como foco combater o infrator e como tática prioritária o rádio-patrulhamento.
A Era da resolução de problemas com a comunidade (3º período: 1980 – 2000) por sua vez, orientou-se na construção de um relacionamento de cooperação entre a polícia e a sociedade, tendo como base a participação das lideranças comunitárias e foco na solução dos problemas locais.
Na Era Política predominava um sistema de aplicação da lei, envolvendo um órgão permanente, com funcionários dedicados em tempo integral ao patrulhamento contínuo visando à prevenção do crime. (MOORE; KELLING, 1993) Neste contexto a polícia desenvolvia um serviço social mais amplo, pois sua função social ainda não estava bem definida. A polícia