Hospitalidade
A bíblia apresenta inúmeros textos que relatam acontecimentos envolvendo o ato de comer, de beber, e de hospedar, contextos altamente favoráveis ao fomento da hospitalidade.
- O primeiro exemplo seria a cena ‘a última ceia’, passa-se na mesa. No caso, o pão e o vinho, dois alimentos altamente valorizados. Foi um momento de profunda celebração, componente essencial da hospitalidade.
- Outro exemplo, Cristo deu inicio a seu magistério numa festa de casamento, ocasião em que aconteceu o primeiro milagre, com a transformação da água em vinho. O pão, o vinho e o óleo, alimentos marcantes da cultura Greco-romana, estão também muito presentes e valorizados pelo cristianismo.
2. Na Idade Média de desenvolveu o conceito de cultura cortês. Explique.
- A cortesia se desenvolveu.
- As pessoas procuravam a arte de viver bem.
- As boas maneiras, inclusive na mesa surgiram.
- Os nobres passaram a ter sua dietética e boas maneiras maiores.
Pela visão de Visser: “é um ritual realizado em beneficio das outras pessoas e do nosso relacionamento com elas”, que criou novos valores que passaram a fazer parte das relações de sociabilidade e de convivibiliade, principalmente dos grupos sociais pertencentes á elite.
3. Na Idade Média ocorreu uma grande influência da Igreja Católica. No que se refere a hospitalidade qual foi a contribuição da igreja?
A Igreja Católica Romana manteve a indústria da hospitalidade viva por meio do estimulo as viagens dos peregrinos, e esses espaços eram posicionados em locais adequados para não perturbar a vida monástica.
4. O aumento progressivo do fluxo das viagens na Idade Média surgiu com as peregrinações. Por que a Igreja motivou essa atividade?
Porque assim a igreja tinha um controle maior sobre os fiéis e sobre o catolicismo em geral. Além de continuar espalhando os conceitos católicos