Hospitais públicos
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Sistema Hospitalar Brasileiro 5
Gerenciamento e Eficiência na Utilização dos Recursos 6
Informações de Custos como Ferramenta Gerencial 7
Sistema de Custo por Procedimento 8
Sistema de Custo por Paciente 9
Sistema de Controle de Pacientes 9
Serviços Prestados Por Licitação 9
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
A especificidade da organização hospitalar, a limitação de recursos no setor público e o aumento tendencial de gastos em saúde, exigem a adoção de modelos de gestão que respondam a pressão da sociedade por melhor qualidade e atendimento no setor. O trabalho tem como objetivo caracterizar o sistema hospitalar público, analisando seus sistemas de gastos e a importância da administração na procura de soluções de problemas.
Desenvolvimento
O setor público, apesar dos avanços nos últimos anos, ainda tem uma administração voltada para trabalhar os problemas e não suas causas. A deficiência na gestão hospitalar pública pode ser detectada através da baixa qualidade do controle de acompanhamento das atividades e da infraestrutura organizacional. Outro ponto a ser destacado é a autonomia decisória médica, geradora de despesas e custos, na maioria das vezes sem parâmetro gerencial e sem informações sobre os custos de diferentes opções disponíveis.
Sistema Hospitalar Brasileiro
O hospital brasileiro, seja integrante ou não do Sistema Único de Saúde (SUS), não vem respondendo adequadamente às necessidades de saúde da população. Um dos pontos que contribui para tal situação é a ausência de um planejamento que apoie a criação ou a ampliação dos hospitais conforme as reais necessidades da população como um todo, ou daquelas referentes a regiões especificas, e não o clientelismo político. A eficácia e a eficiência dos estabelecimentos hospitalares vêm sofrendo as consequências da falta de recursos orçamentários, da demora no recebimento de recursos financeiros e da gradativa diminuição dos