hospedagem domiciliar
Turístico no Município de Viçosa do Ceará.
Moesio da Costa BASTOS; Keila Cristina Nicolau MOTA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Rua 301-b, nº 22, 2ª etapa - Conjunto
Ceará, Fortaleza/CE, moesiojr_costa@hotmail.com
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). mota.keila@yahoo.com.br
RESUMO
A presente pesquisa abordou a hotelaria de Viçosa do Ceará, com foco nas hospedagens domiciliares.
Objetivou-se identificar e analisar a atividade de hospedagem domiciliar e sua estrutura no município de
Viçosa do Ceará, como opção de meio de hospedagem para o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em 2010.
Buscou também, identificar o perfil dos proprietários das hospedagens domiciliares e dos visitantes que procuraram este modelo de hospedagem no município, durante realização desse evento e analisar as condições de infra-estrutura e serviços deste modelo de hospedagem no município de Viçosa do Ceará.
Como hipótese deste estudo, acreditou-se que o serviço de café da manhã seja ofertado por todas as hospedagens pesquisadas e que a estrutura dos domicílios atendeu a padronização de acordo com a tipologia
Cama e Café além de ter atendidos determinações dos consultores do Sebrae/CE, conforme consultoria elaborada no período que antecedeu o evento Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em 2010. Referindo-se ao perfil dos anfitriões acreditou-se que os questionados seriam jovens naturais do próprio município, com baixo nível de escolaridade. Esta pesquisa foi realizada a fim de proporcionar, principalmente, uma fonte de divulgação desse modelo de hospedagem para conhecimento do campo acadêmico e de todos os interessados. Como metodologia, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde, foi proposto aos donos dessas hospedagens domiciliares um questionário, aplicado em novembro de 2010.
Dentre os resultados obtidos, a estrutura