Hortel
Gênero: Mentha
Família: Lamiaceae
Espécie: M. x piperita
A Hortelã-Pimenta é uma variação de cruzamento entre Mentha aquatica e Mentha spicata. Possui caules longos e folhas pouco peludas. É picante. Ela é cultivada principalmente pelo óleo que produz, da onde se extrai o Mentol.
Originária da Ásia e Europa. É uma planta medicinal, utilizada como descongestionante nasal, analgésico, vermífuga, anti-inflamatória, infecções da boca, enjoo, falta de apetite, problemas de circulação sanguínea. Atua em debilidades do estômago, cólicas e vômitos. Quando usada em forma de chá age contra a insônia e excitação nervosa. Usada como condimento na culinária.
Essa erva aromática possui efeitos colaterais quando usada em excesso, como: aumento das contrações do útero, diminuição da sensibilidade, insônia, falta de ar, reações alérgicas, e não é recomendado para uso em pessoas com úlceras, azia ou problemas gastrointestinais.
Sua composição química, possui: Óleo essencial contendo mentol, mentona, mentofurona, pineno, limoneno, cânfora, flavonóides, apigenina, lutonina, betaína, heterosídeos e ácidos orgânicos.
A planta prefere solos arenosos, ricos em matéria orgânica, com pH entre 6,0 e 7,0, úmidos e sombreados, mas adapta-se bem a climas subtropicais com boa luminosidade, suporta altas temperaturas quando bem irrigada. Conseguem crescer na água até cerca de 15 cm de profundidade e tem tendência a hibridar com outros membros do seu gênero. Cresce de 30 cm a 1 m, suas folhas são geralmente verde-escuras e suas flores são rosadas ou púrpuras. A lavoura pode viver até quatro anos.
Referências: http://www.tuasaude.com/hortela-pimenta/ http://www.hortas.info/como-plantar-hortel%C3%A3
http://www.campinas.spm.embrapa.br/images/plantas/hortela.pdf