Horta na escola: um campo aberto para o aprendizado
Aline de Arvelos Salgado-alinearvelos@hotmail.com
UFG / Campus Jatobá
Robledo Lima Gil- robledogil@yahoo.com.br
UFG/ Campus Jatobá
Resumo:
O projeto “Horta na escola: Um campo aberto para a aprendizagem” visa dinamizar o ensino de Ciências, apresentando uma forma alternativa de aprendizado para os alunos, pois, pode mostrar na prática o que é ensinado didaticamente. O trabalho em questão surgiu de uma problemática levantada na escola advinda da dificuldade de aprendizado dos alunos através, apenas, do ensino teórico. A presente pesquisa tem o objetivo de ser um “laboratório vivo” para os diferentes tipos de atividades didáticas. Os resultados evidenciam a necessidade de se trabalhar mais aulas práticas com os alunos, visto que somente aulas teóricas e dentro da sala de aula se tornam cansativas e os alunos se sentem desmotivados.
Palavras-chave: aprendizado, dificuldade, ensino teórico, aulas práticas.
Introdução:
O projeto “Horta na escola: Um campo aberto para aprendizagem” visa dinamizar o ensino de Ciências, apresentando uma forma alternativa de aprendizado para os alunos, pois, pode mostrar na prática o que é ensinado didaticamente. A sua importância está na motivação da aprendizagem. Segundo (SMITH, K.A, 1998) “a importância do trabalho prático é inquestionável na Ciência e deveria ocupar lugar central no seu ensino”. Segundo BIZZO, 1998:
“A Educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis, levando os alunos a desenvolverem posturas críticas, realizar julgamentos e tomar decisões fundamentadas em critérios objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada.” O projeto em questão surgiu de uma problemática levantada na escola advinda da