Horta Escolar
MANOEL RODRIGUES PINTO
PROJETO DE PESQUISA
HORTA ESCOLAR – Alternativa para uma alimentação saudável
São José do Sabugi- PB
Novembro de 2013
SUMÁRIO
2. APRESENTAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
Procurando fortalecer a mudança de hábitos e criar novas atitudes perante as graves crises ambientais vivenciadas atualmente, o projeto de promoção da alimentação saudável e de sustentabilidade, através da horta escolar, será desenvolvido no município de São José do Sabugi – PB, buscando aprimorar a consciência ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade, implantando nas novas gerações a devida mentalidade de uma reeducação alimentar para a saúde e qualidade de vida.
O município de São José do Sabugi- PB, localiza-se no Estado da Paraíba, na microrregião do Seridó Ocidental e mesorregião da Borborema, limita-se ao norte com Ouro Branco (RN) e Santana do Seridó (RN), leste com Santana do Seridó (RN) e Equador (RN), sul com Equador (RN) e Santa Luzia, e, oeste, com Santa Luzia e Ouro Branco (RN).
Possui o município de São José de Sabugi área de 215,4 km2 e insere-se na folha Jardim do Seridó (SB.24-Z-B-V) editada pelo MINTER/SUDENE no ano 1972. A sede do município tem uma altitude média de 333 m e está inclusa nas coordenadas de 6° 46’ 33” de Latitude Sul e 36° 47’ 56” de Longitude Oeste. A entrada do município situa-se num ponto estratégico, às margens da PB-221, no trecho que liga a cidade de Santa Luzia com o município, distando 216 km da capital do Estado - João Pessoa (IBGE, 2007).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Dessa forma a escola Manoel Rodrigues Pinto, deve inserir no seu