Hormônios Vegetais - Tabela
Apesar de não possuírem sistema nervoso, os vegetais são capazes de controlar seu desenvolvimento e crescimento, reagindo a estímulos ambientais, como luz, gravidade e contato.
Hormônio vegetal
Onde são encontrados nas plantas?
Qual sua função?
Utilização pelo homem
Auxina
Produzidos pelas células meristemáticas, são encontrados nas raízes jovens e principalmente na ponta do caule.
Estimula a produção de uma enzima que quebra as ligações entre os filamentos da celulose, o que enfraquece a parede osmótica dos vacúolos. Raízes e caules reagem diferentemente ao mesmo hormônio.
Provoca o alongamento do caule e da raiz e, além disso, tem outros efeitos no desenvolvimento da planta, como estimular o desenvolvimento dos frutos.
Utilizada para a produção em larga escala, pois quando aplicadas no ovário das flores, a auxina estimula o crescimento do fruto, mesmo que não haja fecundação. Isso resulta em frutos partenocárpicos, ou seja, frutos que se desenvolveram de ovários não fecundados e, portanto, não possuem sementes.
Citocinina
Produzidas por tecidos em crescimento. Se a concentração de citocininas for maior, desenvolvem-se brotos de caule; caso contrário, desenvolvem-se raízes.
Capazes de estimular a divisão celular. Estimulam, por exemplo, o crescimento das gemas axilares ou laterais. Também agem na germinação da semente e retardam o envelhecimento das folhas.
Usado como antienvelhecimento, pois esta substância conserva por mais tempo a cor verde dos vegetais, bem como o teor de proteínas
Giberelina
Produzidos principalmente pelas raízes e folhas jovens. ‘‘O nome vem de um fundo do gênero Gibberella, que contaminava plantações de arroz na Ásia. ‘’
Estimulam com grande intensidade e rapidez o crescimento de caules e folhas, mas não tem muito efeito no desenvolvimento das raízes.
Promovem o desenvolvimento dos frutos, por isso são utilizadas comercialmente para aumentar o tamanho de alguns frutos sem sementes.
Ácido abscísico
Hormônio