Hormônios Femininos
Os principais hormônios femininos são: o estrogênio e a progesterona.
Eles são fabricados nos ovários, entram em atividade na puberdade e sofrem variações constantes durante o dia a dia da mulher.
Alguns fatores que alteram a quantidade de hormônios femininos são: a hora do dia o ciclo menstrual saúde menopausa medicação em uso estresse fator emocional gravidez Funções dos hormônios femininos
Os hormônios femininos são responsáveis pelas características físicas da mulher: forma dos quadris desenvolvimento dos seios ovulação alterações de humor
Um problema hormonal muito comum entre as mulheres é a TPM, a tensão pré menstrual, que causa um grande desconforto físico e emocional. É possível controlar esses altos e baixos dos hormônios com uma alimentação equilibrada e saudável, evitando principalmente os alimentos industrializados e praticando atividade física regular.
Hormônios e comportamento da mulher
Saber que influência que os hormônio possuem sobre o comportamento da mulher pode ajudar a compreender melhor as mudanças de humor incontroláveis que acontecem todos os meses.
Adrenalina - hormônio que permite ao organismo reagir em casos de urgência.
Endorfinas - possuem um efeito analgésico e estimulam o prazer. São produzidas quando se pratica atividade física por exemplo.
Estrogênios - determina o ciclo menstrual, as secreções vaginais e é um dos hormônios que permitem a ovulação da mulher.
Progesterona- está envolvida no ciclo menstrual e na atividade do aparelho reprodutor.
Melatonina - regula o ritmo do sono.
Testosterona - Regula a resposta ao stress ativando a produção da adrenalina. O excesso de testosterona no sangue, pode explicar o excesso de nervosismo , ansiedade e inclusive a taquicardia, por outro lado níveis muito baixos provocam cansaço e desanimo. Os ovários produzem uma quantidade pequena deste hormônio.
Oxitocina - Aumenta a sensibilidade do aparelho genital, o desejo, e o nível de prazer