Hormonios
São substâncias elaboradas e secretadas por glândulas e lançadas para a corrente circulatória exercendo a distância, em outros órgãos ou tecidos, um efeito regulador.
O sistema endócrino consta da hipófise, tiróide, paratireóides, córtex das supra-renais, pâncreas, ovários, testículos e placenta.
Hormônios Pancreáticos:
O pâncreas produz 2 hormônios nas ilhotas de Langerhans: insulina pela células beta e o glucagon pela células alfas, ambos relacionados com o metalolismo de carboidratos e lipídios.
Insulina: ativa o metabolismo de degradação de carboidrato, síntese de reserva de glicogênio e de ácido graxos. Participa também na captação de aminoácido e síntese protéica atua em vários tecidos principalmente no muscular, adiposo e fígado.
Age sobre o metabolismo dos carboidratos nas enzimas hexoquinase e fosfrutoquinase (glicólise), na glicogênio-sintase (síntese do glicogênio), além de outras. No metabolismo de lipídio ativa a lipase hormônio-sensível (lipólise) e ativa a acetil-CoA-carboxilase (síntese de ácido graxo).
Glucagon- sua ação é inversa a da insulina, é um hormônio hiperglicemiador e lipolítico. Seus níveis sanguíneos são inversamente proporcionais aos da insulina.
Os efeitos do glucagon são parecidos ao da adrenalina, sendo que o glucagon é mais ativo no fígado e a adrenalina é mais ativa nos músculos e tecido adiposo.
Insulina Glucagon
Glicólise ativa inibe
Glicogenólise inibe ativa
Glicogênese ativa inibe
Gliconeogênese inibe ativa
Lipólise inibe ativa
Lipogênese ativa inibe
Medula da supra-renal- A supra-renal tem duas origens embrionárias distintas: a cortex: - de origem mesenquimal, relacionando-se com as gônodas e a medula – de origem ectodérmica (porção sináptica do sistema nervoso autônomo), funcionando como dua glândulas independentes.
A Medula da supra-renal- produz 2 hormônios: a adrenalina (ou epinefrina) e a noroadrenalina ( ou norepinefrina).
A adrenalina (ou epinefrina) - é