Homônios
Quais hormônios afetam a altura?
Todos sabem que há um hormônio no corpo humano que regula o crescimento, o hGH (hormônio do crescimento humano), também chamado GH (hormônio do crescimento) ou somatotropina. A produção excessiva deste hormônio durante a infância leva uma pessoa a ser anormalmente alta, uma condição chamada gigantismo. Já uma produção reduzida do GH na infância produz baixa estatura, uma condição denominada nanismo.
Figura: Comparação entre um casal de estatura normal e a filha adolescente com gigantismo.
Figura: Comparação entre pessoas com crescimento normal e reduzido (nanismo)
Distúrbios no hipotálamo é a principal causa de crescimento anormal
O GH é um hormônio produzido em uma pequena glândula chamada hipófise (pituitária), mais precisamente na hipófise anterior. Mas sua produção é regulada por outra glândula, o hipotálamo, uma parte do sistema nervoso com função neuroendócrina. O hipotálamo possui células específicas que produzem GHRH (hormônio regulador do hormônio do crescimento) que por uma rede vascular que conecta a duas glândulas (sistema porta hipofisiário) chega ao hipotálamo e estimula a produção de GH. Um tumor no hipotálamo pode provocar o aumento do número de células que produzem o GHRH, causando uma produção excessiva do GH na hipófise anterior. A retirada do tumor durante infância evita o desenvolvimento do gigantismo. O nanismo também pode ter origem em tumores entre o hipotálamo e a hipófise anterior, que ao crescerem, afetam a vascularização entre as duas glândulas (hipotálamo e hipófise anterior), impedindo a chegada do GHRH.
O GH tem ação indireta no crescimento
O GH é essencial a promoção do crescimento em altura do corpo, mas sua ação é indireta. O GH age em vários tecidos alvos, como ossos, músculos, cartilagens e no fígado, estimulando a produção de fatores de crescimento, os IGFs (fatores de crescimento semelhante à insulina). São os IGFs os indutores diretos do crescimento, pois