Homolagação
AULA 3 – “benchmark – 3”
Volkswagen Caminhões – Resende (RJ)
GESTÃO DE SUPRIMENTOS
GRUPO 6:
Facilitador: Alexandre Costa Maia
Relator interno: Carlos Massaru Kume
Relator de aula: Edmur Pereira Alonso Filho
Cronometrista: Rogério Moreira Jacobsen Carlus Librais
1. Consórcio Modular
1.1. Introdução
A construção da fábrica em Rezende (Rio de Janeiro) seguiu critérios técnicos (proximidade de portos, rodovia, base de fornecedores etc), econômicos (subsídios e incentivos fiscais) e políticos (com objetivo de contribuir com o processo de recuperação econômica do Estado do Rio de Janeiro). O investimento para a construção da fábrica foi de responsabilidade da VW, porém os móveis e equipamentos ficou como responsabilidade dos moduleiros (fornecedores).
1.2. Consórcio Modular
O consórcio modular se baseia na repartição da responsabilidade no processo produtivo. Os moduleiros (fornecedores) planejam a logística interna como descarga do caminhão junto com a montadora e o operador logístico. Os “parceiros-moduleiros” são responsáveis pelo fornecimento de todos os recipientes e depósitos universais especiais que são necessários para a circulação entre os fornecedores, fornece as estantes e utiliza os sistemas de logísticas (PLUMA, FIS).
1.3. Logística
Já a montadora define e apoia o planejamento da logística externa e interna, define a lista de peças e unidades, coordena e apoia o planejamento de embalagens. Instala sistemas de logísticas (PLUMA, FIS) e providência treinamento. Quanto ao operador logístico, este realiza a logística planejada pelos parceiros e montadora, coordena a descarga dos caminhões, entrada e cobrança de carga, estocagem, deixar o material junto a linha, linefeeding, preparação adequada das embalagens vazias para embarque, input de dados no sistema, fornecimento de equipamento de manuseio de materiais (empilhadeira, porta palet e estação de recarregamento de baterias),