homofobia
Homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual, fobia do grego "medo", "aversão irreprimível") é varias atitudes e sentimentos ruins em relação a lésbicas, gays, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional.A homofobia é tida como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base em uma orientação não-heterossexual.
Algumas pessoas consideram que a homofobia é medo a tudo o que seja considerado estranho.
Nos Estados Unidos, o FBI informou que 17,6% dos crimes de ódio relatados à polícia em 2008, basearam-se em vista a orientação sexual. 57,5% destes ataques foram contra homens gays.
O preconceito anti-gay faz os jovens a enveredar por um comportamento sexual mais cedo, a fim de provar que são heterossexuais. O preconceito anti-gay contribuiu significativamente para a propagação da epidemia da AIDS. O preconceito anti-gay evita a possibilidade de criar programas de educação sexual eficazes e honestos que poderiam salvar vidas de crianças e prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
No Brasil, além da Constituição de 1988 proibir qualquer forma de discriminação, várias leis estão sendo discutidas para proibir especificamente a discriminação aos homossexuais.
A Constituição Federal brasileira tem como “objetivo fundamental da República” (art. 3º, IV) de “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, ou quaisquer outras formas de discriminação”
Homofobia
é crime
Racismo
O racismo é o modo de pensar, onde se dá grande importância à existência de raças humanas diferentes e superiores umas das outras, normalmente em relação a características físicas hereditárias a alguns traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões que valorizam as diferenças biológicas entre os seres