Homofobia
HOMOFOBIA NA ESCOLA PÚBLICA
CÉLIO LUCION
ORIENTADORA: DRA. NANCI STANCKI SILVA
RESUMO
Este trabalho apresenta resultado do Programa de Desenvolvimento
Educacional (PDE), e visa analisar como a escola lida com alunos que tem uma orientação sexual distinta da heterossexualidade, isto é, alunos homossexuais.
Verificou-se que a escola como um todo silencia ou pratica homofobia sem se dar conta dos danos que causa ao aprendizado e a vida desses estudantes. Por outro lado foi possível observar o quão nossos professores se sentem despreparados e inseguros para se tratar desse tema desprovidos de preconceitos. No transcorrer do projeto percebeu-se que, o tema exposto e aplicado entre professores da escola
Estadual Plínio Alves Monteiro Tourinho contribuiu para desconstruir a imagem homofóbica dos mesmos, bem como os despertou para uma maior sensibilização e estudo dessa realidade, que até aquele momento eles não achavam de incumbência da escola tratar.
Palavras-Chave: História, Homofobia, Escola Pública.
1 INTRODUÇÃO
O governo do Estado do Paraná, em 2007, implantou o Programa de
Desenvolvimento Educacional (PDE). O PDE é um programa de formação continuada em rede que integra as escolas públicas às Universidades, tendo por objetivo principal proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, que possam ser avaliadas em seu processo e em seu produto, resultando em redimensionamento de sua prática educativa.
2
Diante do contexto em que a homossexualidade não é mais vista como crime, como doença, como desvio, como anormalidade pela sociedade (medicina e psicologia), como explicar, a escola continuar se eximindo de tratar desse assunto?
Ou por que quando menciona esse tema, vem carregada de preconceitos e chacota, contribuindo para a exclusão, a violência e a marginalização desses grupos sociais?
Como a escola pública pode trabalhar