Homofobia: dos países que reconhecem a união homoafetiva, aos que a punem.
BACHARELADO EM DIREITO
DIREITOS HUMANOS
03.ABR.2013
HOMOFOBIA: DOS PAÍSES QUE RECONHECEM A UNIÃO HOMOAFETIVA AOS QUE A PUNEM.
Em maio de 2012, a ILGA (Associação Internacional dos Gays, lésbicas, Bissexuais e, Transsexuais) publicou um infográfico, que mostra os países onde a homossexualidade é punida por meio de legislação, mostrando também, os países que reconhecem a união gay.
Segundo a ILGA, pouco mais de 20 (vinte) países aceitam a união entre homossexuais. Dentre estes, alguns, como a Argentina, o Canadá, Holanda, Portugal, entre outros, o casamento homossexual é reconhecido. O Brasil, assim como, Reino Unido, Alemanhã, Finlândia, entre outros, é reconhecida uma união que substitui o casamento, sendo esta igual ou quase igual ao casamento.
De acordo com a pesquisa feita pela ILGA, em mais de 70 países, ser homossexual é crime, com punição estipulada em lei. As penas estipiladas por estas leis, vão desde 1 ano à pena de morte. Dado curioso, é que a maior parte dos países onde o homossexualismo é punido, são situados no continente africano, como Arábia Saudita, Sudão, Líbia, Egito, entre outros.
Os países que aderem à pena de morte como punição ao homossexualismo, são países que seguem rigorosamente tradições milenares, muito influenciadas pela Lei de Talião, sendo geralmente países muçulmanos, como a Arábia Saldita e o Irã.
Com esses dados, pode-se observar, que apesar do passar do tempo, da evolução e flexibilização de algumas culturas, ainda existem locais que resistem e seguem os costumes milenares, que tolhem os direitos de uma vida mais decente e livre para uma pessoa que optou vida sexual diferente da tida como normal pela sociedade.
Porém, apesar de ainda haver uma grande resistência, a sociedade homossexual têm conseguido algumas conquistas nos últimos anos, como ocorreu no Panamá, onde a sodomia foi descriminalizada em 2008. Outros países onde também ocorreu a descriminalização da sodomia,