Homofobia: combate à discriminação ou promoção ao homossexualismo?
RESUMO
O presente artigo busca discorrer sobre o tema polêmico da Homofobia, analisando seus aspectos históricos no Brasil e no mundo; diferença entre preconceito e discriminação; ascensão e queda do movimento LGBT; dados estatísticos relacionados ao preconceito, desrespeito e violência homofobica; legislação vigente e criminalização; futuras políticas de conscientização e respeito aos grupos homossexuais; aspectos psicológicos; projetos de proteção e combate; homossexualismo na mídia. Serão abordados argumentos que legitimam a construção de uma identidade homossexual que permite a organização de um movimento social com bandeiras políticas próprias e protegidas por lei.
Palavras-chave: homofobia; preconceito; estatísticas; criminalização; direitos LGBT.
1- INTRODUÇÃO
O presente artigo trás para discussão uma questão que vem ganhando visibilidade na nossa sociedade nos últimos anos. Será enfocado um grupo que embora esteja ganhando espaço, ainda possui diversos direitos cerceados, embora há sessenta anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos tenha manifestado em seu artigo primeiro que:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (ONU, 1948)
Nesse sentido faremos uma investigação sobre a questão homossexual, procurando entender a formação de uma identidade, individual e coletiva, com base na orientação sexual através da história e luta diária desse grupo social que é minoria e precisa ter sua dignidade preservada. Serão apresentados gráficos e números que comprovam a existência do preconceito enraizado na sociedade e o índice, cada vez maior, de ataques morais e físicos ao homossexual, em casos extremos, chegando ao homicídio. Serão apresentadas também políticas de combate a discriminação homofobica e projetos de incentivo a criminalização da