Homeostasia
O Estágio Supervisionado é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de professores que poderão atuar na rede de ensino pública ou privada de nosso país.
O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser realizada pelo aluno de cursos de Licenciatura que deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de Professor-Orientador e/ou profissionais credenciados pela Instituição.
O presente Relatório de Estágio Supervisionado descreve as características e práticas observadas, conforme exigência legal do Colegiado do Curso de Licenciatura em Biologia da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência.
O Estágio Supervisionado do Curso de Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciência deve ser desenvolvido para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno de Biologia com a realidade educacional. Deve, assim, oportunizar ao aluno de Biologia a vivência prática do conhecimento no campo de trabalho do professor de Ciências do Ensino Fundamental e do professor de Biologia no Ensino Médio.
Destaca-se que o trabalho pedagógico do professor deve envolver de forma integrada o “conteúdo” e “modo de transmissão”, sempre direcionando esses dois itens do “fazer pedagógico” para o “aluno” manifestando a unidade entre os conteúdos teóricos e instrumentais do currículo escolar. Isto é o que leva o educador a desenvolver uma formação transformadora.
No Estágio Supervisionado de Biologia possibilitou a vivência da realidade escolar, permitindo o cumprimento de atividades diversas, como por exemplo: planejamento, com distribuição de conteúdos de acordo com o tempo, a gestão do tempo e do espaço de ensino até a regência, inclusive a avaliação. Portanto, houve a preparação completa que possibilita ao aluno de Biologia atuar como