Homeostase e proteção
Integração - Regulação
Faz frio. Os pelos ficam eretos; os vasos periféricos se contraem, o que diminui o fluxo de sangue na superfície corporal; surgem tremores e densa contração muscular generalizada origina-se mais calor que, pelo sangue, é distribuído por todo o corpo; aumenta o ritmo respiratório e é fornecido mais oxigênio para a respiração celular; há maior liberação dos hormônios adrenalina e tiroxina, que aumentam o metabolismo dos tecidos em geral, produzindo mais calor interno. Dessa termorregulação participam pele, músculos, circulação, respiração, hormônios, etc.
Numa pequena região do encéfalo, o hipotálamo, fica o centro nervoso que coordena todo esse mecanismo de termorregulação, possibilitando que a nossa temperatura corporal seja mantida constante.
Interpretando o texto.
1 – O que é termorregulação?
Resp.: É um mecanismo que garante a manutenção de uma temperatura corporal constante dentro de certos limites.
2 – Qual é o sistema responsável pela distribuição uniforme do calor por todo o corpo?
Resp.: O sistema circulatório possibilita a distribuição do calor para todo o corpo.
3 – Qual é a fonte de produção do nosso calor interno? Resp.: O calor interno se origina do metabolismo energético.
O papel regulador do hipotálamo
O nosso sistema nervoso central tem participação fundamental no controle da ação hormonal. Localizado na base do cérebro, logo acima da hipófise e em conexão direta com ela, o hipotálamo exerce um papel fundamental nesse controle. Ele é a sede de várias funções de controle nervoso, por exemplo, a regulação térmica e a ingestão de água e de alimentos. A regulação dessas funções pode ser demonstrada experimentalmente por estimulação elétrica total ou injeção de determinadas soluções. Assim é feito uma espécie de mapeamento das regiões envolvidas com cada um desses controles. Uma pequena dose de solução salina hipertônica, injetada em determinada área, pode