Homens e mulheres sao iguais perante a lei
Caroline Brito Fernandes
Luana Maiane Santos Nunes Silva
Henrique Mateus Silva Carneiro
INTRODUÇÃO
A lei 6404/76 surgiu para conceder celeridade ao mecanismo de crescimento corporativo das S.A’s ou sociedades anônimas, regulando minuciosamente as transformações do status da companhia, as relações entre os acionistas e a divulgação dos resultados, de maneira transparente e objetiva. Seu escopo era o de incentivar a entrada de empresas familiares, maximizando suas operações, tornado-as mais rentáveis. A lei reconheceu as peculiaridades de cada acionista e estabeleceu seus direitos básicos e particulares, consolidando o modelo de ações em caráter definitivo.
A partir de 2005 ocorreram mudanças no cenário contábil mundial, com implantação do IASB (Internacional Accounting Standard Board), o Brasil passou por alterações em sua cultural contábil criando neste mesmo ano o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e tendo a publicação da deliberação nº. 488 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) visando adequar a contabilidade brasileira as normas internacionais.
O objetivo desse trabalho é percorrer pelas principais mudanças na lei das Sociedades por Ações e comparar os demonstrativos contábeis conforme houver alteração.
Desenvolvimento
Balanço Patrimonial
Demonstração contábil constituída de duas partes e composto por três elementos básicos, os Ativos (bens e direitos), os Passivos (Obrigações) e o Patrimônio Liquido, tem por finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração estática. As contas são classificadas no balanço de forma ordenada e uniforme para facilitar a interpretação e análise dos usuários da situação econômica e financeira da empresa. No balanço patrimonial foram promovidas as seguintes alterações:
Ativo - Ativo são as aplicações de recursos em bens, direitos, da empresa que podem ser medidos monetariamente, trazem benefícios presentes e futuros,