Homens, engenharias e rumos sociais
ENGENHARIAS
ALUNO: Hebert Max Yammine de Almeida
Matrícula: 14/0082832
DISCIPLINA: Humanidades
TURMA: C
Prof. Sandra Maria Faleiros Lima
SEMESTRE/ANO: 01/2014
2/2013
Resumo de Textos
Homens, engenharias e rumos sociais (2010)
FREYRE, Gilberto (2010) “Homens, engenharias e rumos sociais”, São Paulo: Editora É Texto 001
Gilberto Freyre, intelectual brasileiro, é respeitado com um dos maiores sociólogos contemporâneos. Sua base de ensino superior foi adquirida fora do país. Sua popularidade veio com o detalhamento da discriminação e branqueamento no brasil descrito em sua mais conhecida obra "Casa-Grande & Senzala". Sua atuação social não se restringiu a parte teórica, Gilberto Freyre teve participação política no governo Vargas. No desfecho de sua vida, atuou ativamente em produções literárias e aposseou da cadeira da academia pernambucana de letras.
Homens, engenharias e rumos sociais foi uma de suas últimas obras. Interessado em demonstrar a importância do elo entre três engenharias que ele reconceituou, engenharia social, engenharia física e engenharia humana, Gilberto Freyre é rígido para com a harmonia entre estas engenharias, o contrário, como ele mesmo mostra, haverá conflitos e consequências grave e diretas na sociedade que a tecnologia está posta. A mostra deste conflito é exposta com o exemplo da construção da capital federal, Brasília, e o impasse quase que direto entre Gilberto Freyre e Juscelino Kubitschek, chefe de estado no período de construção da capital.
As três engenharias se incrementam para que cada dupla associação ou ação individual de tal engenharia não conflite. O exemplo de conflito dado no livro (Introdução, p.37), é a plataforma de tecnologia médica que trata homens a máquinas, esta associação mecaniza e aliena as relações humanas sem a engenharia social. Esta manipulação tecnológica é o problema sugerido inicialmente pelo autor. Que engenheiro mitiguem o problema em futuras soluções de engenharia.