Homem
Disciplina: Biologia
Prof: Conceição Madureira
-Observação da letra A ao M.O.C
-Profundidade do campo microscópico
-Ampliação utilizada/área real observada
Trabalho realizado por:
Hugo Lourenço nº11
Data: 13/02/2013
índice1
Introdução2
Procedimento exprimental3/4
Resultados5
Discussão6
Conclusões7
Bibliografia…………………………………………………………………………………………………………………………..8
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).Constituição do microscópio:
Parte Mecânica: Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo-lhe estabilidade. Coluna ou Braço: Haste vertical ou inclinável, fixada à base, que suporta as restantes partes componentes do microscópio. Parte por onde se pega no microscópio. Platina: Plataforma onde se colocam as preparações a observar. Tem no centro uma abertura – janela da platina – destinada à passagem dos raios luminosos. A preparação é fixada por duas molas ou pinças. Revólver: Suporte de objectivas, fixado à extremidade inferior do tubo, que serve para facilitar a substituição de uma objectiva por outra, colocando-as por rotação em posição de observação. Tubo ou Canhão: Suporte cilíndrico da ocular. Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permite movimentos de grande amplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina. Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas.
Parte óptica:
Sistema de ampliação: Consiste na associação de dois sistemas de lentes constituindo um sistema ótico composto. Objetiva: É uma associação de