Homem e trabalho
Universidade de Aveiro
GUIA DE SEGURANÇA
Pedro Domingues ♦Mário Simões
Prefácio
A saúde, segurança e bem estar de todos nós, bem como a segurança dos bens do
Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQUA) tem que constituir a nossa maior preocupação e condicionar o nosso comportamento, enquanto membros desta comunidade. O
Departamento de Química pode ser um local de trabalho potencialmente perigoso e adverso para a nossa saúde, no entanto, se todos cumprirmos um certo número de regras de conduta, diminuirse-á o risco de o vir a ser.
Desde há uns anos que o assunto segurança tem merecido grande atenção e interesse pelos membros do DQUA: i) a partir de 1993 tem havido um docente doutorado responsável por esta área; ii) ao longo dos anos têm-se feito diversas acções de formação sobre o tema e iii) o comportamento de todos nós tem vindo a adaptar-se às exigências das normas estabelecidas pelo grupo responsável pela área da segurança. No entanto, esta preocupação tem de ser crescente e mais rigorosa. É neste espírito que surge este “Guia de Segurança”, consequência do trabalho desenvolvido pelos anteriores responsáveis pela segurança e levado a cabo pelos actuais.
Com este guia de segurança pretende-se consolidar as boas práticas de conduta e procedimento dos membros do DQUA, corrigir as que não são apropriadas e instituir as normas para os novos membros, que chegam cada vez em maior número e com diferentes formações.
Para finalizar, espero que este guia de segurança contribua para tornar o DQUA mais seguro e menos adverso para a nossa saúde e que as boas práticas aqui instituídas possam servir de modelo para outros.
Aveiro, Dezembro de 2001
Artur Manuel Soares da Silva
Professor Catedrático
(Presidente do Conselho Directivo)
Agradecimentos
Este guia de segurança é o fruto do trabalho desenvolvido por muitas pessoas, especialmente o actual e os antigos Presidentes do Conselho Directivo do