Homem e sua realidade
A realidade do homem é que necessita do próximo para sobreviver, sem o outro não conseguiríamos comer, andar e até falar!
Por mais que sejamos, egoísta e necessitar ficar só, precisamos do outro para desenvolver, trabalhar, estudar e assim por diante. Sabemos que somos animais que ganhou a classificação de racional segundo ARISTÓTRLES. Sabemos raciocinar, abstrair e aprender com tudo. Sobreviemos da exploração das relações sociais. Portanto é de extrema importância que vivamos em grupo.
Com isso se protegem e com suas fraquezas produzem forças para alcançar seus objetivos e isso é uma característica forte no ser humano. As características de pensamentos, abstração, manipulação. Permite que, progredimos na vida social, superamos o medo e os desafios da vida e com isso criamos a nossa cultura. Nesse processo de criar e recriar é que nos diferencia dos seres existentes.
Ao nascer somos obrigados a viver em sociedade pois só iremos desenvolver com a ajuda da nossa mãe, pai. E quando crescemos ao trabalhar precisamos do outro para realizar o nosso objetivo, ou até mesmo para ser um empresário temos que ter os funcionários para que realizarmos a função daquela empresa. Então não nascemos para ser sozinhos por mais que queremos isolar por um instante logo teremos que retornar a viver em grupo. A realidade humana é uma questão de mão dupla, pois tanto os indivíduos como os grupos constroem e influenciam na sociedade, quanto à sociedade influencia nos grupos e nos indivíduos. Que o ser humano é egocêntrico é fato, só se socializa por pura necessidade.
“Mas para sermos felizes precisamos viver ora em grupo ora sozinho.”