Homem e sociedade
1) Diferencie cultura Erudita de Popular.
Cultura Erudita: É a produção acadêmica centrada no sistema educacional, sobretudo na universidade, produzida por uma minoria de intelectuais. Além de ser produzida formalmente, seus traços são complexos e refinados, exigindo uma elevada formação e sensibilidade estética de quem os aprecia. Alguns exemplos dos traços desta cultura podem ser a música clássica, o ballet, as artes plásticas, os conhecimentos científicos, ou seja, a cultura da classe dominante.
Cultura Popular: Produção resultante de conhecimento de tradição oral, do convívio e da informalidade, é identificada com folclore, conjunto das lendas, contos e concepções transmitidas oralmente pela tradição. É produzida pelo homem do campo, das cidades do interior ou pela população suburbana das grandes cidades. Sua produção está empenhada em resgatar tradições e valores culturais, não seguindo, por isso, tendências de moda. O povo simples é o autor da produção cultural. Alguns exemplos de manifestações dessa cultura podem ser vistos nas festas populares, nas danças regionais, nas lendas, nos ensinamentos e práticas que são passados de geração em geração de modo informal, ou seja, a cultura da classe dominada. 2) O que significa a expressão "fim da história"? Significa que a historia chegaria ao fim quando o mundo não possuísse grandes discordâncias que causariam mudanças sociais.. 3) Como Levi-Bruhl, no livro "A mentalidade primitiva", dividiu a humanidade?
Em dois grupos: Fase Pré-lógica, sociedades com o pensamento inferior ao pensamento lógico, ou seja, as sociedades das colônias, e Pensamento Lógico, que seria uma forma de pensamento superior realizado por sociedades europeias. 4) Quais os fatores que estão associados às preocupações com a cultura?
A aceleração dos contatos, nem sempre pacíficos, entre povos e nações e ao fato de que sociedades modernas e industriais iam desaparecendo ou perdendo suas