HOMEM E SOCIEDADE
RELATIVISMO CULTURAL
Diversidade Cultural
A diversidade cultural está relacionada com a diferença entre as culturas, onde em algumas culturas são aceitas socialmente alguns atos, mas em outros podem ser considerados “crimes”.
Ex: Em algumas tribos indígenas, a primeira relação Sexual de uma mulher ocorre com seu pai, já em outras culturas isto é repugnante. Algumas culturas permitem práticas sexuais enquanto outras as condenam (pena de morte na Arábia Saudita). No Japão eles apreciam a carne de cachorro, diferente do Brasil e outros países.
Através destes exemplos, podemos notar a Diversidade Cultural Existente.g
Etnocentrismo
Característica utilizada onde a pessoa reconhece somente sua cultura como válida, avaliando as outras através do seu ponto de vista, e desta forma julgando outras pessoas, considerando a cultura “melhor” que as outras.
Através deste ato, algumas culturas mostram possuir uma certa “superioridade”, considerando até Universal, tentando também únicos representantes da espécie Humana.
Relativismo Cultural
Considerar o mundo através do ponto de vista de outra pessoa que segue outra Cultura, analisando sua beleza, justiça, honra, etc.
Desta forma, pode-se perceber porque a pessoa age de tal forma, acreditando que isto foi “imposto” e provocado por sua cultura. Com toda esta visão, passa-se a considerar aquilo como sua cultura.
Todos os sentimentos humanos são universais, mas a forma como expressamos algumas reações em determinadas situações, faz parte da Cultura.
Ex: Em algumas países, é natural chorar e entristecer-se com o falecimento de um ente querido, mas em outros é natural alegrar-se porque a pessoa não estará mais sofrendo.
Com o desconhecimento das culturas, fechamo-nos, julgando atitudes do outro, através do nosso Etnocentrismo, já que não temos a “chave simbólica” que nos permite utilizar o relativismo, compreendendo algumas situações.
O correto é não utilizar