homem e sociedade
ATIVIDADES DA APOSTILA:
Introdução
Jessica Maria de Carvalho.......................................................... B642IC-4
SÃO PAULO
AGOSTO 2013
ATIVIDADES DA APOSTILA:
Introdução
Atividade apresentada ao Professor Munguele Baptiske
Da disciplina Ciências Sociais
2º Semestre - Noturno
Do curso de Administração de Empresas
UNIP
São Paulo, 30 de agosto de 2013
COMPREENSÃO DO TEXTO
1- Selecione um parágrafo do texto que sintetize o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.
No Renascimento, entretanto o homem ocidental descobre os textos antigos e o prazer de investigar o mundo- uma atividade válida por si mesma, livre de suas implicações religiosas e metafísicas. Em decorrência disso, vimos assistindo nos últimos quinhentos anos e em particular a partir do século XVII, ao crescente progresso desse método de conhecimento- a ciência- destinado à descoberta das leis que regem a relação do homens entre si e com a realidade que o rodeia. Aprimoraram-se as técnicas e os utensílios de medição, desenvolveram-se as universidades e demais instituições científicas, e tanto a imprensa como os outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um número crescente de pessoas. Foi em meio a esse movimento de ideias que surgiu, no século XIX, uma ciência nova- a sociologia- a ciência da sociedade. Foi ela resultado da necessidade dos homens de compreender as relações que estabelecem entre si e a natureza da vida coletiva sob uma perspectiva nova, independente das convenções e das tradições morais e religiosas.
2- Qual o principal argumento usado para justificar a importância da linguagem e da comunicação para os seres humanos?
O argumento principal encontrado no texto em relação à importância da linguagem e comunicação humana é que a complexidade das relações humanas e da vida coletiva foi