homem e sociedade
Questionário:
1 Explicar a relação entre cultura e nação.
A relação entre cultura e nação possui um ponto em comum: tratavam-se de unidades políticas que queiram definir o que era próprio de sua unidade, em relação ás nações políticas e economicamente dominantes.
2 Como a cultura condiciona a visão do homem.
A visão de mundo para o homem não está relacionada de acordo com a humanidade, mas sim com o grupo onde esse homem está, por exemplo, um antropólogo sem muita noção de botânica não observa tanta diferença na floresta, para ele, aquilo é somente um monte de árvores, enquanto para os índios que vivem na floresta é totalmente diferente. Eles conhecem todas as árvores, conhecem o que pode e o que não pode servir de alimento, marcam árvores como ponto de encontro, etc.
3 Exemplifique como a cultura interfere no plano biológico.
A cultura pode interferir no plano biológico quando a pessoa acredita tanto que uma coisa irreal está acontecendo que seu corpo acaba se adequando à esse sentimento. Como exemplo, podemos pegar a rica etnografia africana, onde o povo acreditava na morte por feitiçaria. Após acreditar na magia jogada pelo mago, a pessoa amaldiçoada acabava morrendo.
4 Qual a importância do papel social para compreender o sujeito na sociedade?
O papel social é importante para mostrar suas “atuações” na sociedade. Como por exemplo o adolescente, ele tem papel de estudante, de filho e, em certas ocasiões ele exerce o papel de pai também. Um adulto, tem papel de pai, trabalhador, filho e esposo, e assim sucessivamente.
5 Na história do Brasil, quais os papéis atribuídos aos índios?
Na história do Brasil, os papéis atribuídos aos índios são três:
O primeiro papel do índio se diz respeito ao descobrimento, aparecendo como “selvagem”, “primitivo”, “antropófago”, etc. Isto tinha a função de demonstrar o quão “superiores” e “civilizados” eles eram.
O segundo papel do índio se diz respeito