Homem e Sociedade
No trabalho concernente a “Filosofia, Matemática, Física e o pensamento científico”, serão abordadas informações referentes às vidas e teorias respectivamente, sendo de suma importância o estabelecimento da relação que as informações apresentadas possuem com a ciência nos dias atuais e seu impacto com a sociedade.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 PITÁGORAS DE SAMOS.
Nascido em 582 a.C. na Grécia, Ilha de Samos, foi um grande filósofo que deu seu nome a uma ordem de pensadores e cientistas, viajou por diversos locais e teve como principal parte de sua vida construída em Crotona, uma colônia Dórica do sul da Itália, então chamada Magna Grécia, por volta de 529 a.C. De acordo com a tradição, Pitágoras se tornou o centro de uma organização (Irmandade Pitagórica) voltada à construção moral da sociedade daquela época.
A irmandade Pitagórica tinha muito em comum com as comunidades Órficas que buscavam, através de práticas rituais e de abstinências, purificar o espírito dos crentes e permitir que eles se libertassem da “roda dos nascimentos”. Embora o seu objetivo inicial tenha sido muito mais fundar uma ordem religiosa do que um partido político, a Escola de Pitágoras apoiou ativamente os governos aristocratas, exercendo uma forte participação na política de várias colônias da Grécia Ocidental. Tal influência resultou no desmembramento da escola Pitagórica. Em meio aos conflitos existentes contra os “Pitagóricos”, o mentor em questão (Pitágoras) teve de ser transferido para a cidade de Metaponto, onde residiu até à sua morte, no final do séc. VI a.C.
2.1.1 A escola Pitagórica.
Por volta da metade do séc. V a.C., a Escola Pitagórica foi dividida em duas turmas: a primeira representando Archytas e Aristoxenus, composta pelos matemáticos interessados na ciência, e, a segunda de cunho religioso e moral, representada pelos membros conservadores da Escola. As doutrinas ensinadas por Pitágoras se destacavam de diferentes maneiras, tanto que,