Homem e Sociedade
1. Explique as principais características sobre a teoria da evolução?
2. O que é o ponto crítico?
3. O que foi e qual foi a importância da Revolução Agricultura?
4. Qual a importância, segundo o autor, da cultura ?
5. O que é o determinismo biológico exemplifique?
6. O que é etnocentrismo?
7. O que é o determinismo geográfico?
8. Diferencie os conceitos de Kultur e civilização.
9. Porque o incesto foi considerado crucial para o surgimento da cultura.
10. Porque os símbolos define a cultura.
11. Explique as seguintes teorias modernas sobre a cultura:
a) Cultura com sistema adaptativo:
b) Teoria idealista de cultura:
c) Cultura com sistema simbólico:
II) Respostas:
1) Diferentemente da teoria criacionista, o evolucionismo trata do lento processo de mudança da adaptação, convivência e evolução do homem desde os tempos mais antigos. Não somente do ser humano, a teoria evolucionista também nos remete a todos os meios de vida possíveis em nosso planeta, como plantas, animais, bactérias, entre outros, que se modificaram e se aperfeiçoaram com o tempo.
O ser humano é profundamente ligado às questões mitológicas e religiosas, que desde os tempos mais remotos, são passados de geração após geração. Desde então, tentamos entender a nossa origem, por meio de ciência, ou crença. Baseado nisso, existem inúmeras teorias sobre o surgimento do homem na terra.
Surgiram vários filósofos, cientistas e naturalistas, que apresentaram suas possíveis teorias para a evolução humana. Sigmund Freud observou que houve três grandes revoluções para ajudar na evolução, foi a copernicana (geocentrismo e heliocentrismo), darwinista e a própria teoria da evolução sobre o inconsciente. Outra hipótese, a teoria sistêmica ou teoria dos sistemas vivos: essa teoria feita por bioquímicos, biólogos, químicos, microbiólogos diziam que não eram só os animais que se adaptavam, mas também a natureza. Essa hipótese, de a natureza se adaptar, se chama hipótese de