Homem e sociedade
Disciplina Homem & Sociedade, 2014
Cursos DIR/ JOR/ PMK/ PSI
Profa. Neusa Meirelles Costa
Introdução:
Conforme comentado em aula, desvendar a origem da espécie da humana constitui um problema científico focalizado à luz de distintos campos de conhecimento: a Geologia fornece elementos para análise da camada de solo aonde são encontrados os vestígios da presença humana a partir do Pleitocênio superior; Química e Física permitem datar os “achados”; Biologia, em seus vários campos, inclusive a Anatomia permite, ou contribui para análise dos fósseis, examinar por exemplo, o padrão dentário, identificar o tipo de alimentação etc. Finalmente a Paleoarqueologia reúne esses conhecimentos, a Arqueologia os situa em relação à História, e a Antropologia, especialmente a chamada Antropologia Física situa esses achados em relação uns com os outros, enquanto a Arqueologia e a Antropologia Cultural analisam, descrevem e até interpretam instrumentos e evidências encontrados com os “humanos ancestrais” localizados.
Esse texto foi organizado a partir de informações disponíveis nos sites apontados (vale à pena visitá-los, ainda que por curiosidade), no livro de Guerreiro e outros, conforme descrito no item Referências. O texto tem dois propósitos: fornecer informações sobre o tema da evolução humana e apontar a presença de evidências dessa evolução em terras brasileiras.
É importante deixar bem claro que, entre determinação biológica e processo cultural não há vencedor: os seres humanos são todos resultantes da interação desses dois campos, contudo deve-se ter em mente que o processo cultural permite que uma geração participe da cultura elaborada pela geração anterior, que acrescente a ela novos componentes, ou ainda deixe de utilizar elementos culturais desenvolvidos pelos que a antecederam. Esse processo não é teleológico (não se dirige a um fim determinado), mas é cultural, portanto, histórico.
[Por