Homem e sociedade
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - NOTURNO
NOME DO AUTOR:
LOURIVAL PERES DOS SANTOS
DISCIPLINA: HOMEM E SOCIEDADE PROFESSORA: KHELYANA MENDONÇA SILVA TAVARES
TITULO DO TRABALHO:
RESENHA CRITICA
“A ORIGEM DO HOMEM”
A ORIGEM DO HOMEM
Os primeiros habitantes da terra.
A pré-história é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C.. Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas,utensílios, pinturas, desenhos e ossos. O gênero HOMO apareceu entre 4 a 1 milhão de anos a.C.. Se aceita três etapas na evolução do homem pré-histórico, entre os estudiosos. São elas:
I – PALEOLÍTICO (idade da pedra lascada): a) Paleolítico inferior: 500.000 – 30.000 a.C b) Paleolítico superior: 30.000 - 8.000 a.C
II – NEOLÍTICO (nova idade da pedra):
8.000 – 5.000 a.C
III – IDADE DOS METAIS
5.000 – 4.000 a.C
Esta divisão é evolucionista, mas numerosos investigadores da história contestam tal visão.
Afirmam que existe grande diversidade cultural entre os grupos humanos e que, diante de determinado problema, cada homem se organiza de um modo, o que resulta em culturas diferentes. Daí conclui-se que certos grupamentos humanos podem ter simplesmente acelerado um dos estágios ou ter caltado um deles.
A Origem do Homem
A precariedade de informações limita o conhecimento da origem do homem. As primeiras pesquisas datam do final do século XIX; e muitas descobertas de restos humanos ocorreram de modo casual, nem sempre realizadas por especialistas.
A descoberta de traços culturais comuns em grupo afastados indica que, provavelmente, apareceram vários deles em regiões diferentes.
De modo geral, dizemos que há um tronco comum de qual se originaram os grandes macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango; os hominidae ou