HOMEM SOCIEDADE E CULT
O pensamento mítico veio antes da filosofia e da ciência, quando os homens viviam a base de uma cultura de contos e lendas, baseadas, principalmente, nas revelações dos deuses pagãos que eles cultuavam, e também através de respeitados homens de fé e cultura. Homens acreditam nesses contos e lendas, fazendo instrumento de fé e de ciência, em verdade, até os dias de hoje, quando a nossa ciência, como a história, a antropologia, a arqueologia, a biologia, a química, entre muitos outros, comprovam a finalidade do fundo dessas lendas, mostrando que elas tinham razão quanto ao fundo da mensagem, mas nem tanto quanto a da história, pois esses mitos eram sempre contados de forma simbólica.
Por exemplo, os antigos gregos, além de seus deuses pagãos, também acreditam em diversas entidades místicas, como a medusa, os titãs, os ciclopes, os heróis lendários e os semideuses, filhos de deuses com homens (no caso, mulheres), como Hércules.
Ja o pensamento lógico se caracteriza por operar mediante conceitos e raciocínios. Existem padrões que possuem um começo no pensamento e criam um final, isso acontece em poucos segundos, por sua vez milhares de começos e finais fazem disso um pensamento lógico, Isso depende do ambiente externo e para estar em contato com ele dependemos dos cinco sentidos .
O pensar sempre responde a uma motivação, que pode estar originada no ambiente natural, social, cultural ou no sujeito pensante. O pensar é uma resolução de problemas. A necessidade exige satisfação .
O processo de pensamento lógico sempre segue uma