Homem, pensamento e cultura
Objetivo: Desenvolver um texto buscando responder as seguintes perguntas: o que são os valores e que tipo de valores existem? Como os valores afetam a vida das pessoas no seu dia a dia? Por que os valores são tão importantes na educação em geral e na educação escolar?
Introdução
Cada comunidade cada cultura, cada estrutura social, política ou econômica, gera um tipo de escola e mantém um determinado conceito de ensinamento, valores e educação. Algumas vezes as escolas esquecem que os pais e os alunos são sujeitos do processo educativo e que certamente, tem muitas sugestões para a melhoria dos processos vivenciados na escola. Incluir a sociedade e escola é tarefa complicada, pois atrai sensibilidade e valores diferenciados. Pois eu acredito que compete a gestoras analisar e colocar em práticas estratégicas as pessoas a se envolver e participar na vida do educando/filho na escola. Família e escola têm uma importância em comum: preparam para a sociedade seus futuros cidadãos.
Desenvolvimento
Para fazer o trabalho educativo transmissor de valores vivenciados no método educativo, necessita entrarem em uma escola de cabeceira, que lhe autorize ampliar a competência dos educandos, encontrarem as suas limitações e a ultrapassar os problemas. No entanto, os valores morais não são opiniões pessoais, essa é a lição que os educadores podem fornecer aos alunos, junto com o acordo da importância das decisões pessoais no campo da vida pública ou privada. Constata-se que é trabalho principal tanto dos pais, como também da escola o trabalho de modificar a criança imatura e ingênua em cidadão amadurecido e participativo. Se criança/adolescente e sua família sabem em que escola quer chegar, se estão abafados no dia-a-dia de que são os básicos favorecido, poderão participar com mais aquisição e autonomia na busca do sucesso nessa expedição que é o aprender, e, principalmente, na formação de um ser