Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica
A cultura, a linguagem e o pensamento humano A transformação da natureza que se faz na humanidade e em cada um de nós chama-se devir humano, onde também podemos falar de valores, o que são e quais os tipos que existem.
Os valores resultam juízos (aquilo que dizemos) que as pessoas fazem conforme a relação que estabelece com outras pessoas, com as coisas e com acontecimentos. São eles valores estéticos, valores morais ou éticos e valores políticos.
Homens e mulheres se tomam morais ou éticos na educação, nas relações que estabelecem com os outros, quando aprendem a se comportar corretamente e a valorar os comportamentos e ações dos outros e, sobre tudo, os próprios comportamentos e ações em relação aos outros.
De acordo o que se pôde perceber com a leitura do caderno didático dentro da escola há ensino de valores quando o professor, ao preparar suas aulas ou atividades curriculares, planeja, organiza, redireciona e avalia os temas transversais a serem trabalhados.
Para que os valores morais sejam absorvidos pelos alunos, o professor pode se utilizar de propostas pedagógicas que fazem parte da realidade deles, aproveitar situações ocorridas em sala de aula.
Existem três significados para a cultura, que pode ser classificado da seguinte forma: Cultura como um conjunto de práticas que pode ser entendida num sentido bem amplo como o conjunto de práticas pelas quais homens e mulheres agem sobre e transformam o que está na natureza, tornando-se cor responsável com a natureza mundo humana e pela humanidade que constroem a cultura e a forma de viver dos humanos em grupo sociais e, ao mesmo tempo, a forma de viver em grupos sociais específicos e a cultura como conjunto de conhecimento, valores, crenças e ideias, que é o conjunto de conhecimentos, de valores, de crenças, de ideias e de praticas de um grupo social, ou de