Homem ou tecnologia?
Fazendo uma retrospectiva da evolução do homem desde os tempos primitivos, analisa-se que a educação e a comunicação estão intimamente ligadas no processo histórico da humanidade. Desde os tempos primórdios que o homem interage como o meio ambiente para satisfazer as necessidades de sobrevivência e comunicar-se com o outro através de gestos, símbolos e desenhos para juntos formar comunidades, explorar e desmistificar o planeta.
Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana às tecnologias. Essas novas tecnologias que colaboraram intrinsecamente para a evolução do homem, vêm adentrando de forma significativa na sociedade, esta por sua vez faz que surjam novas formas de pensar, analisar, cogitar sobre esses novos avanços tecnológicos que mudaram e ainda continuam mudando a história da civilização humana.
O homem, ao longo de sua história, tem criado vários meios e ferramentas para que melhor pudesse viver e se comunicar. Diante de todas suas criações, hoje ele se vê mergulhado em conflitos, pois muito do que tem criado, tem surtido efeito na sua vida. Um exemplo bem visível é o aumento do desemprego em razão da automação, a poluição ambiental, etc. Por outro lado, todos esses inventos, tem facilitado bastante a sua vida como, por exemplo, os meios de transporte, a comunicação eletrônica, etc.
No momento atual tem indicado uma série de mudanças na esfera social, econômica, política e cultural. Uma das causas dessas mudanças está relacionada ao rápido desenvolvimento tecnológico, provocado pela evolução das áreas da comunicação e da informática, e foi acelerado principalmente, após a Segunda Guerra Mundial.
Nesse sentido, percebe-se que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona ao homem melhorias no seu cotidiano, visto que ela é uma extensão do homem. A invenção e o crescente avanço tecnológico estão modificando a