Homem Cultura
O Frigorífico Gessner Ltda., empresa genuinamente Timboense, iniciou suas atividades em 01 de maio de 1976. Seu Ramo de atividade consistia no abate de bovinos, suínos e comercialização de carnes. Sua sede era localizada na Rua Blumenau nesta cidade, e com razão social denominada Indústria e Comércio de Carnes e Frios Gessner Ltda.
Em 1984, morre subitamente o Patriarca da Família e fundador da empresa Sr. Arno Gessner. Oito meses após este trágico acontecimento e em comum acordo, os irmãos Carlos e Conrad resolveram que cada um cuidaria de um determinado segmento da empresa. Em 1988, já nas suas novas instalações, de 4500 m² de área construída em um terreno de 47.200 m², o Sr. Conrad Gessner assume definitivamente o controle do FRIGORÍFICO GESSNER.
Hoje o Frigorífico Gessner coloca-se em igualdade com os frigoríficos de países do primeiro mundo, pois conta com um sistema rigoroso de controle e qualidade, abatendo exclusivamente BOVINOS e contando com técnicos altamente qualificados do Serviço de Inspeção Federal, vinculado ao Ministério da Agricultura.
Fluxograma de produção
Atualmente este segmento de abate de animais e precisa seguir um padrão chamado Abate Comunitário definido pela WSPA: Sociedade Mundial de Proteção Animal que tem como objetivo promover o bem-estar animal e lutar contra os maus-tratos praticados contra os animais em todo o planeta.
Abate humanitário e manejo pré-abate
Bovino sendo transportado
O abate humanitário pode ser definido como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o manejo no frigorífico.
O excesso de agressividade neste manejo pré-abate provoca o estresse dos animais, comprometendo o seu bem-estar, causando dor e sofrimento ao animal, o que é percebido através dos hematomas, das contusões e das fraturas.
Uma das etapas que causam mais estresse no período pré-abate é o