Holanda
A Holanda é chamada de países baixos porque uma área do seu território fica abaixo do nível do mar, tanto q existem os diques... A Bélgica fazia parte da Holanda até meados do século 19, tanto q um idioma oficial daquele país é o Holandês, lá é chamado de flamingo, q na verdade é uma variante do holandês, assim como o português do Brasil e de Angola, por exemplo, a Bélgica também tem uma parcela do território abaixo do nível do mar, por isso é chamado de países baixos, incluso quando há jogo de Holanda x Bélgica no futebol é chamado de Clássico dos países baixos.
Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é formalmente incorreto, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos, embora mantenha a ambiguidade.
No primeiro século A.C, a área da atual Holanda era ocupada por tribos celtas e germânicas, que incluíam os frisões. A maior parte da região foi conquistada por Júlio César. Por volta de 300 D.C, o domínio romano começou a enfraquecer. Os frisões permaneceram no norte. Os saxões ocuparam a região leste. Os francos tomaram o sul e o oeste. No início do século 5, a ocupação romana dos Países Baixos já havia terminado.
Em 925, eram parte do Sacro Império Romano. Nos anos seguintes, o feudalismo e a fé cristã dominaram as relações europeias.
Em 1524, o reino espanhol tomou a região dos países baixos, mas em 1568, os nobres holandeses descontentes com o regime espanhol, proclamaram guerra de separação com a Espanha.
Em 1579, foi proclamada a República Unida da Holanda, mas os conflitos entre holandeses e espanhóis continuaram até 1648. As invasões holandesas no Brasil eram parte desses conflitos, devido a União Ibérica.
Em 1815, formou-se o Reino dos Países Baixos. Em 1830, a Bélgica separou-se e formou um reino próprio.