hoje
Hoje pode referir-se a:
Hoje (dia) — O dia presente, depois de ontem e antes de amanhã;
Hoje (álbum) — álbum dos Paralamas do Sucesso;
Hoje (banda) — Grupo português formado para a edição do álbum Amália Hoje;
Jornal Hoje — Telejornal exibido pela Rede Globo;
Hoje (RTP2) — Telejornal exibido pela RTP2;
Hoje (filme), de Tata Amaral.
Hoje é o dia atual, domingo, 18 de maio de 2014, o dia depois de ontem e antes do amanhã. É o período que se estende de 00h:00m:00s de hoje até 23h:59m:59s de hoje
Numa Ipanema de sábado, às três da tarde (uns com mais e outros com menos arrependimento, portanto) reuniram-se, para conversar com José, Heloisa Buarque de Holanda, Ana Cristina César, Geraldo Eduardo Carneiro e Eudoro Augusto.
O motivo foi o aparecimento momentoso, alguns meses atrás, da antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloisa e da qual os outros três participaram. A publicação, que tem sido objeto de resenhas favoráveis, resenhas neutras e resenhas desfavoráveis, é assunto para muito debate e muita discussão, pelo que o éter anda cheio de argumentos e poetas e leitores se atropelam com as sílabas dos versos desta talvez nova poesia brasileira.
JOSÉ chamou seu conselho editorial, Luiz Costa Lima, Sebastião Uchoa Leite, Jorge Wanderley e Sérgio Cabral (que não pôde vir) para receber seus convidados. Qual a origem desta poesia, qual o seu embasamento gerador, suas características e relações com outros movimentos contemporâneos e passados, de onde vem e para onde pretenderia ir – são perguntas que todos gostaríamos de ver colocadas, se não esclarecidas. JOSÉ se serve deste encontro para afirmar que entende assim sua linha editorial: aberta a prosadores e poetas de todas as gerações e tendências, mesmo que para isto sacrifique os seus sábados, bem diante do mar…(J.W.)
A conversa foi mais ou menos assim: