Hoje eu não quero voltar sozinho
BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA
SILVIA XAVIER
A resenha refere-se ao filme assistido em sala de aula no dia trinta de outubro de dois mil e quatorze, na disciplina de psicologia da educação, no curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Faculdade de Artes do Paraná. O nome do curta-metragem brasileiro é “Eu não quero voltar sozinho”.
O filme lindo e emocionante conta a história de três adolescentes: Léo, Gabriel e Giovana. Léo, um adolescente cego que tenta buscar sua independência. Ele lida no dia a dia com as suas limitações e a superproteção de sua mãe. Ele planeja libertar-se de seu cotidiano planejando uma viagem de intercâmbio, ideia que sua mãe não apoia e a sua melhor amiga Giovana também não gosta muito. Quando chega a escola um novo aluno chamado Gabriel, desperta sentimentos até então desconhecidos em Léo. Ele diz para a Giovana que está apaixonado por Gabriel.
Giovana tem uma amizade e cuidado de com Léo e o deixa todo dia em casa após a escola mesmo o caminho da casa dele não sendo o mais conveniente para ela. No cotidiano da escola Léo é alvo de preconceitos e brincadeiras maldosas por parte de alguns colegas da escola.
Foi dirigido por Daniel Ribeiro um premiado cineasta brasileiro, formado em audiovisual na Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, que ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de melhor curta metragem de ficção com seu primeiro curta: Café com Leite (2007).
Capa do filme Os três amigos: Gabriel, Giovana e