Hobsbawn Terceiro Mundo
Após a guerra a quantidade de Estados independentes aumentou demasiadamente.
Uma população mundial que dobrou ou espera-se dobrar em 40 anos é sem precedentes históricos, como os são os problemas práticos que tem de suscitar.
A explosão demográfica no mundo pobre teve taxas de natalidades, em geral, foram mais altas que as dos períodos históricos correspondentes aos países desenvolvidos.
Taxa de mortalidade caiu bruscamente
Enquanto a Europa teve de esperar a melhoria gradual dos padrões de vida e ambientais, a tecnologia moderna varreu o mundo dos países pobres durante a Era de Ouro, sob forma de remédios modernos e a revolução nos transportes.
Alargamento do fosso entre ricos e pobres, mesmo estando as economias das duas regiões crescendo à mesma taxa.
Distribuir um PIB duas vezes maior que o de trinta anos antes num país cuja população era estável é uma coisa; distribuí-lo entre uma população que (como a do México) dobrara em trinta anos é completamente diferente.
Quando esses Estados surgiram pós-guerra o aumento demográfico não foi a primeira preocupação deles.
Regimes Militares
Previsivelmente, adotaram, ou foram exortados a adotar, sistemas políticos derivados dos antigos senhores imperiais, ou daqueles que os haviam conquistado (Repúblicas Parlamentares com eleições disputadas). Uma minoria deles, saindo de revoluções sociais ou extensas guerras de libertação, inclinavam-se a adotar o modelo da revolução soviética (Repúblicas democráticas populares).
Na prática, tais rótulos indicavam no máximo onde esses Estados queriam situar-se internacionalmente. Em geral, isso era muito irrealista, pois na maioria dos casos, faltavam-lhes as condições materiais e políticas para corresponder a eles.
Na década de 1980, os Estados de inspiração revolucionária estavam sob o domínio de soldados que tinham chegado ao poder por intermédio de golpes.
A política de golpes militares foi portanto produto da nova era de governo incerto ou ilegítimo.
As