Hobsbawm, Eric J. Política e cultura no novo século. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX
Livro: Hobsbawm, Eric J. Política e cultura no novo século. Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX. Companhia das letras, 2013.
TEMPOS FRATURADOS
O livro “Tempos Fraturados”, de Eric Hobsbawm, é uma coletânea de textos sobre sociedade e cultura do século XX. No capítulo “Política e Cultura no novo século”, ele faz um panorama do percurso da cultura nos últimos tempos, elencando seus principais atores, a relação entre estes as e consequências desta estrutura para a cultura.
O autor elenca três participantes do “jogo da cultura”: a política, o mercado e o mecanismo moral. Os dois primeiros decidem se a cultura será financiada através de do próprio mercado ou por subsídios. Já o terceiro está relacionado com o que será produzido, e está muito mais associado ao poder político do que ao mercado, uma vez que para este último o principal objetivo é apenas o lucro.
Neste sentido, no que diz respeito aos estudos das ciências naturais, o mercado não é uma alternativa para financiamentos sem fins lucrativos. Por exemplo, a pesquisa pura, necessária aos estudos destas ciências, não tem resultados no curto prazo e, para que funcione, precisa se distanciar da censura e do poder político. Ao mesmo tempo, esta pesquisa é essencial para os detentores deste poder.
Em relação às artes, a principal questão que se coloca é o financiamento, pois essas atividades não são baratas, e também não são rentáveis ao mercado. Desta forma, as artes têm um alto custo de produção e seu objetivo além de não ser comercial, tem uma demanda limitada.
Quando a economia mundial está próspera, as fontes de subsídios públicos e privados aumentam consideravelmente. Todavia, o problema ocorre quando as expectativas precisam ajustar-se à realidade.
Até então, segundo o autor, a cultura não tem tido grande relevância para os estrategistas da política interna. Contudo, é cada vez mais perceptível uma pressão internacional sobre o tema, principalmente no que diz respeito à