Hobbes
Juliana Cardoso Breguedo Falavino1
Resumo
A violência vem tomando proporções alarmantes, despertando a atenção política e social do país, que numa tentativa desesperada, vê seus lideres apresentando propostas de reforma s tendentes a inovar o modelo tradicional de controle da criminalidade. No Brasil, desfrutamos de uma sociedade democrática, onde a segurança pública exerce papel indispensável, funcionando como garantidora dos direitos individuais e do pleno exercício da cidadania. Uma solução indicada seria a aplicação da forma plena da boa governança, que certamente seria fator de melhoramento na democracia brasileira.
Palavras-chave: Segurança Pública, Democracia, Boa Governança.
Introdução
Para consolidar a cidadania no Brasil algumas mudanças são necessárias, uma delas é a adequação da segurança pública ao cenário atual. Diante do atual quadro, a insegurança, percebida e cobrada pelos cidadãos nos últimos anos, mobilizam as diversas esferas de autoridades, a boa governança surge como um mecanismo fundamental para assessorar tal busca.
Primeiramente, diante da necessidade cada vez mais emergente da segurança pública em se adequar frente às novas realidades sociais, onde o uso da força e o aumento de efetivo e aparelhamento não são mais suficientes para satisfazer tais demandas, fazendo-se necessária uma atuação mais humana e comunitária, fundamentada principalmente na confiança, e não no medo.
Perita Papiloscopista da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Aluna de Pós Graduação no Curso de Segurança
Pública e Cidadania da Faculdade Federal da Grande Dourados, e -mail: jubreguedo@gmail.com.
1
Em segundo lugar, frente aos desafios em gerir-se tais conflitos e desafios, não só enfrentando decisões extremamente difíceis como também, na medida do possível, as implementando.
Diante do exposto, é que buscar-se-á, no presente trabalho, o aclaramento de tais idéias.
Segurança Pública
Com uma