Hn1n1 - kpc - superbactérias

5158 palavras 21 páginas
1. O H1N1

É uma doença respiratória causada por uma variação do vírus influenza tipo A, conhecido como H1N1. O H1N1 é a mesma variedade de vírus que causa epidemias sazonais de gripe regularmente em humanos. Mas esta última versão do H1N1 é diferente: contem material genético que é encontrado, tipicamente, em variações do vírus que afetam humanos, aves e suínos.

Vírus de gripe têm a habilidade de trocarem seus componentes genéticos entre eles, quando entram em contato próximo no mesmo hospedeiro. Neste caso, porcos podem ter fornecido o local ideal para criar a nova variedade do vírus.

Mas apesar da variedade do vírus poder ter se originado em porcos, agora a doença é totalmente humana e pode se propagar de pessoa para pessoa através de tosse e espirros.

O vírus da gripe suína pode ter passado por anos de evolução e se multiplicando silenciosamente antes de aparecer e virar notícias de primeira página no mundo todo.

Conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e Rebecca J. Garten que estudou muitas amostras da nova versão do vírus H1N1 e que com a análise, diz que ele não tem as características necessárias para virar um assassino planetário. (Fontes: BBC e G1).

O motivo para não sermos imunes ao influenza A depois de uma gripe é que o vírus muta muito. Dois fenômenos são importantes, o drift, onde o vírus acumula pequenas mutações nos genes H e N, suficientes para no ano seguinte nosso sistema imune não reconhecer o vírus. Mais importante (e mais frequente do que se imaginava) é o shift. O shift acontece quando dois influenza diferentes entram na mesma célula e ao saírem misturam seus cromossomos, e dos oito pedaços

que levam, alguns são do vírus x e outros do y. Quando isso acontece, o vírus muda abruptamente e nosso sistema imune fica completamente despreparado. É o que faz com que vacinas falhem. Na verdade, existe um atraso entre coletar o vírus e produzir a vacina, de maneira que todo ano

Relacionados